Paulão diz que se houver desmonte do Fundeb será uma tragédia

Fonte: É Assim.Net

Data: 20/07/2020

Debates calorosos movimentaram a sessão da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 20, que pretendia votar os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb. O governo enviou ao Congresso uma proposta que retira recursos do fundo, que, se aprovada, “seria uma verdadeira tragédia para a educação brasileira”, segundo o deputado federal Paulão (PT-AL).

 

“Nós vamos estar vigilantes na votação desta matéria. Retirar recursos do Fundeb é uma atitude desumana e criminosa, por que o Estado estaria acabando de vez com o Fundo de Manutenção da Educação Básica, que garante o direito das crianças e jovens de terem acesso as escolas públicas. Negar essa direito é caminhar na contramão da formação da juventude”, disse o deputado federal Paulão na sessão da Câmara.

 

Segundo ele, é preciso que os parlamentares tenham compromisso real com a educação e garanta os recursos do Fundeb sem cortes. “Não podemos aceitar o desmonte promovido por esse governo inconsequente das políticas públicas, principalmente na área da educação. Se acontecer será uma tragédia”, destacou Paulão

 

Votação -O governo pretendia tirar recursos do Fundeb para financiar creches particulares e para o Bolsa Família. A reação dos parlamentares de oposição e da própria mesa diretora da Câmara levou o governo a negociar a proposta encaminhada pelo ministro Paulo Guedes.

 

Fontes do Congresso disseram que houve acordo na reunião entre governo e a Câmara para a votação acontecer nesta terça-feira, 21. Segundo as informações, o governo teria recuado de sua proposta de mexer nos recursos do Fundeb