Destaque

Paulão repudia projeto que retira controle da Petrobras sobre pré-sal

plenario

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), o deputado Paulão (PT/AL) repudiou o projeto de lei do senador José Serra (PSDB/SP), que acaba com a exclusividade na operação do pré-sal por parte da Petrobras.

De acordo com o deputado, a proposta favorece empresas estrangeiras. “O texto reduz a participação da estatal e entrega o pré-sal a multinacionais. É um atentado à soberania da Petrobras. Hoje por lei a companhia tem a exclusividade na exploração do pré-sal e participação mínima de 30% em cada bloco licitado”, disse Paulão.

Fazendo coro aos movimentos sociais e à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras _ que são contrários ao projeto de Serra_, o petista defendeu a manutenção da Petrobras como operadora única na área do pré-sal  e advertiu que apesar de a matéria não ter sido discutida com a sociedade,  está com a tramitação bastante acelerada no Senado.

“Tenho certeza que quando chegar à Câmara esse projeto não será aprovado. O pré-sal tem um papel estratégico para a economia nacional e, ao mesmo tempo, tem capilaridade em políticas públicas voltadas à educação e saúde”, observou.

Na avaliação do parlamentar de Alagoas, o atual modelo de exploração garante ao Estado Brasileiro o planejamento da produção, fugindo da produção predatória que compromete os reservatórios e provoca riscos ambientais.

Deixe o seu comentário


Paulão do PT | Site Oficial. © 2013. Todos os direitos reservados.