Notícias

Paulão acusa tucanos de desmontar política do BNDES para o Nordeste

Deputado diz que redução de investimentos foi de 62%. e que os tucanos priorizaram a as regiões sul e sudeste.

 

O deputado federal Paulão (PT-AL) protestou nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados contra a drástica redução de 62% dos desembolsos do BNDES para a região Nordeste, em 2016.

Paulão: Tucanos prejudicaram o Nordeste

O banco agora está sob o comando dos tucanos, que priorizaram, segundo o deputado as regiões sul e sudeste. “Trata-se da politica elitista de um governo golpista. Esse resultado do BNDES em 2016 é uma demonstração de que o golpe veio para aprofundar as desigualdades sociais, oferecendo para a sociedade e para o setor produtivo a recessão econômica”, destacou.

Ainda segundo Paulão, a recuperação econômica para os integrantes do governo  só existe nas planilhas. Ele lamentou que, na vida real, os indicadores divulgados diariamente comprovam que a economia vai mal. “Pior do que isso, só a estratégia do governo Temer de acabar com a política de desenvolvimento inaugurada por Lula a partir de 2003 quando empoderou o BNDES. Agora, sob a presidência da tucana Maria Silvia Bastos, a instituição passa a ser apenas um banco qualquer, sem musculatura e sem política, abandonando o significado das letras DES, de desenvolvimento econômico e socia”, disse.

Em 2016, o total de desembolsos do BNDES foi de R$ 88,3 bilhões. “Essa notícia está nos jornais de hoje, onde alguns encobrem a verdade e apontam que esse volume foi suficiente para os setores produtivos. Uma mentira deslavada, porque foi o desempenho mais fraco desde que a série histórica foi iniciada, em 1996, exatamente durante o governo neoliberal de FHC”, r